Clikando – Problemas se acumulam e administração municipal é questionada

Compartilhe esta notícia:

Falta de pagamento do auxílio universitário e falta de recursos para pagamento de pedágio geram críticas à administração municipal.

Por: Gabriel Bagliotti*

A cada dia que passa, a prefeitura de Taquaritinga se vê envolta em uma série de problemas que afetam diretamente a população. Seja a quantidade alarmante de buracos nas vias da cidade ou a situação delicada das crianças na Casa Abrigo, as notícias só confirmam o que já era temido: a administração municipal está em crise.

Desde o início do mandato do atual prefeito, já se sabia que a situação poderia se complicar a qualquer momento. Mesmo diante dos diversos problemas enfrentados em sua primeira gestão, o prefeito conseguiu, de alguma forma, garantir sua reeleição, com promessas e discursos vazios, tirando apenas alguns patinhos da cartola.

Agora, quase sete anos depois, aqueles que acompanham os programas de rádio oficiais do Chefe do Executivo podem até se iludir e imaginar que Taquaritinga seja uma das melhores cidades para se viver no mundo, com ruas asfaltadas impecavelmente, praças e áreas de lazer funcionando perfeitamente. Mas isso está longe da realidade.

As últimas notícias apenas reforçam a grave situação em que nos encontramos. A falta de recursos para pagar o auxílio universitário destinado aos estudantes, que dependem desse apoio para buscar conhecimento e formação em cidades vizinhas, é mais um golpe duro para a educação municipal. É vergonhoso ouvir que o prefeito tentou pressionar os estudantes para que não procurassem ajuda da imprensa local e até regional, pois, segundo ele, os meios e comunicação não assinam cheques.

Ora, é responsabilidade da gestão pública garantir o acesso à educação e apoiar os estudantes em suas jornadas acadêmicas. Como jovens podem esperar desde fevereiro para receber o Bolsa Auxílio Transporte Universitário? Será que o prefeito acredita que todos têm condições de arcar com os altos custos de transporte para realizar o sonho de estudar?

Outro caso que gerou revolta foi a situação em que um grupo de passageiros, a caminho de um hospital regional, teve que fazer uma vaquinha dentro do próprio transporte para conseguir pagar o pedágio. Segundo informações, o convênio com o sistema Sem Parar estava suspenso devido à falta de pagamento. É inaceitável que em um momento tão crucial, em que a saúde das pessoas está em jogo, a prefeitura não consiga honrar seus compromissos básicos.

A situação atual coloca em xeque a capacidade do prefeito e de seu grupo em lidar com os desafios da gestão municipal. Com as eleições se aproximando, fica cada vez mais difícil para o alcaide emplacar um sucessor confiável e capaz de enfrentar os problemas que assolam Taquaritinga. É claro que até outubro de 2024 a situação pode sofrer mudanças, mas no cenário atual, é evidente que o prefeito não seria capaz de garantir a continuidade de seu projeto político.

A falta de transparência e a incapacidade de cumprir compromissos básicos colocam em dúvida a competência e a seriedade da administração municipal. A população de Taquaritinga merece uma gestão comprometida, transparente e capaz de solucionar os problemas que afetam diretamente a vida dos cidadãos.

É fundamental que os eleitores estejam atentos aos acontecimentos e cobrem uma postura responsável por parte dos governantes. A cidade não pode mais suportar a ineficiência e a falta de compromisso com o bem-estar dos taquaritinguenses.

A situação atual é alarmante e exige uma resposta imediata por parte daqueles que foram eleitos para governar. Taquaritinga merece uma gestão que coloque os interesses da população em primeiro lugar e trabalhe incansavelmente para superar os desafios enfrentados. A esperança de dias melhores não pode ser abandonada, mas é necessário agir agora para garantir um futuro mais promissor para nossa cidade, afinal como diz o slogan da atual gestão: quem ama cuida!

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: